FANDOM

Temporadas/Estações são pontos do ano em Don't Starve em que o ambiente se altera, mudando o jogo. Note-se que, enquanto as estações têm períodos específicos definidos por padrão, parece haver alguns erros de arredondamento relativamente comuns que resultam em um dia à mais ou à menos para o início de uma estação, adicionando 1-2 dias por ano. Em Don't Starve Together, esses dias extras são muito menos comuns.

No Modo Sandbox, se você não personalizar seu mundo, o primeiro Inverno terá início no dia 21 e terminará no dia 35 (15 dias no total). A partir desse ponto, as estações do ano irão se manter de formada alternada entre 20 dias para o Verão (Summer) e 15 dias para o Inverno (Winter).

Para a personalização:

  • Uma Temporada/Estação longa dura cerca de 50 dias
  • Uma Temporada/Estação curta dura cerca de 10 dias

Durante o Verão, os dias são mais longos, as colheitas crescem e a mais fácil de encontrar alimentos.

No Inverno, as noites são mais longas e o personagem deve se manter aquecido para evitar o congelamento. Plantas para de crescer e muitas criaturas não aparecem, enquanto outros tipos de criaturas só podem ser encontradas durante essa estação.

O Inverno pode ser um desafio se não encarado de forma séria. O jogadores devem se preparar para o Inverno durante o Verão, estocando recursos e garantindo fontes de calor e alimento, bem como meios para se defender dos Monstros.

Reign of Giants icon.png Reign of Giants DLC

Em Reign of Giants DLC, existem as quatro estações: a Primavera (Spring), o Verão (Summer), o Outono (Autumn), o Inverno (Winter).

  • O Inverno é basicamente o mesmo, embora com alterações para Deerclops o que dificulta um pouco a sobrevivência.
  • O Outono, na sua maior parte, é como o antigo Verão, tornando-o a estação mais segura do ano.
  • Um novo Verão foi adicionado, em que o jogador é suscetível a superaquecimento (o oposto de "congelamento" no inverno).
  • Durante a Primavera, não há congelamento ou superaquecimento, mas ocorre chuva excessiva e pode causar aumento no nível de umidade, o que levará ao congelamento depois de uma exposição prolongada. Buracos de Coelho irão se fechar, forçando o jogador a mudar as fontes de alimento e as Abelhas ficaram hostis, aumentando o desafio durante a Primavera.

A Primavera e o Outono são consideradas estações "amigáveis", enquanto o Verão e o Inverno são consideradas "complicadas". Devido a isso, quando se iniciar um novo jogo, a estação inicial será Primavera ou Outono.

As estações "amigáveis" tem duração de 20 dias, enquanto as estações "complicadas" tem duração de 15 dias. Ao todo, um ano de jogo tem duração de 70 dias.

Personalização de Tempo de Estações:

Estação/Tempo Muito Curto Curto Padrão Longo Muito Longo
Primavera 5 12 20 31 50
Verão 5 10 15 22 40
Outono 5 12 20 31 50
Inverno 5 10 15 22 40

Cada estação possui seu próprio "Gigante", ou Chefe dos Monstros, que aparece em algum momento durante a respectiva estação.

Após derrotado, cada gigante deixa um material que será necessário para a criação de um item que pode ser usado para melhor sobreviver aos perigos da estação seguinte, com exceção do Dragonfly, que antecede o Outono (a estação sem riscos especiais), em vez disso, o material deixado será utilizado para criar um item exclusivo para combate.

Shipwrecked icon.pngShipwrecked DLC

Em Shipwrecked DLC, existem quatro temporadas: a Temporada de Calmaria (Mild Season) com duração de 20 dias, a Temporada de Tornados (Hurricane Season) com duração de 16 dias, a Temporada de Precipitações (Monsoon Season) com duração de 21 dias,e a Temporada de Seca (Dry Season) com duração de 16 dias. Em comparação à Reign of Giants DLC, o ano é ligeiramente maior, com 73 dias, já que cada temporada/estação (exceto Mild Season) possui um dia extra.

  • Temporada de Calmaria é equivalente ao Outono, com pouco perigos além de ocasionais ventos fortes e chuva leve.
  • Temporada de Tornados difere um pouco da temporada/estação de Reign of Giants DLC, ao invés de lidar com frio, os perigos são os frequentes ventos fortes, chuva, raios e ondas gigantes.
  • Temporada de Precipitações é semelhante à Primavera, com chuvas frequentes e ocasionais alagamentos.
  • Temporada de Seca é equivalente ao Verão, com superaquecimento e o perigo adicional de erupção vulcânicas.

Também no FANDOM

Wiki aleatória