Ficheiro:Shivering Wilson.png

Congelamento é uma mecânica do jogo que torna a sobrevivência no inverno, ou a chuvas fortes presentes na Primavera de Reign of Giants mais difícil. Sempre que um personagem está longe de uma fonte de calor por muito tempo ele vai começar a congelar.

Uma vez que as bordas da tela ficam incrustados de gelo (temperatura do corpo <5 graus de baunilha e <10 para RoG), este é um aviso de que o personagem está perto de congelamento, e o jogador deve procurar uma fonte de calor tão rapidamente quanto possível. Quando uma segunda camada de crosta de gelo sobre as bordas (temperatura do corpo <0 graus), o personagem começa a receber 1,25 de dano a cada segundo. o Congelamento para logo após o jogador encontra uma fonte de calor suficiente.

O congelamento pode ser evitado ficando perto de uma fonte de calor suficientemente quente, desacelerado por vestir Roupas quentes, o cultivando de uma barba ou parado por um tempo limitado, carregando uma Pedra Térmica carregada ou acendendo uma Tocha.

Sobrevivendo

Fogo

Fire Pit closeup.png

A melhor maneira de ter uma fonte confiável e constante de fogo é por ter uma Fogueira, Fogaréu ou um Estrela. A tocha não irá fornecer muito calor, mas pode adicionar uma quantidade limitada de tempo antes do congelamento realmente se instalar.

Em caso de emergência, objetos e até mesmo criaturas também pode ser incendiados para conseguir uma fonte imediata de calor. Um único item inflamável pode ser largado no chão, segurando a tecla CTRL e clicando no LMB. Uma vez no chão esses itens podem ser incendiados com uma tocha, e irão fornecer uma pequena e limitada quantidade de calor. Com combustível suficiente, pequenos incêndios como este pode fornecer calor suficiente para chegar a uma melhor fonte de calor. Isso pode ser perigoso (ou vantajoso), porém, nas proximidades de objetos inflamáveis que pode pegar fogo também.

Agasalhando-se

Uma das melhores opções para viajar longe de uma fonte de calor durante o inverno é usar uma combinação de roupas quentes. Esses itens aumentam a quantidade de tempo que um personagem pode ficarlonge do fogo antes de início do congelamento. Equipar-se com vários itens ao mesmo tempo, proporciona um bônus cumulativo. Mais cedo ou mais tarde, no entanto, os personagens vão ser forçados a retornar a uma fonte de calor, pois o uso de isolamento apenas atrasa o congelamento.

Outras opções

Apesar do Fogo e agasalhos serem as melhores opções para sobreviver no inverno, mais opções existem:

  • Pedras Térmicas pode ser usadas para armazenar calor.
  • A barba de Wilson e de Webber fornece isolamento adicional, dependendo do seu comprimento.
  • O Isqueiro da Willow produz uma pequena quantidade de calor, por si só, mas também pode ser usado para incendiar algo para conseguir calor de emergência.

Mecânica do Jogo

A mecânica do congelamento é baseado na aplicação da temperatura no jogo. A personagem do jogador tem uma temperatura corporal, que varia de -20 para 40 graus. Toda vez que a temperatura do corpo cai abaixo de 0 graus, o personagem vai receber dano de 1,25 por segundo.

A temperatura ambiente é um fator-chave que influencia a temperatura do corpo de um personagem. A temperatura do corpo tentará corresponder à temperatura ambiente, esta taxa é chamado de delta de ambiente.

O delta de ambiente pode ser qualquer valor entre 5 e -1. Ele é dado pela função:

max (delta ambiente, -30 / (30 + isolamento total))

Isolamento total é a soma de todo o isolamento usado ( ver tabela abaixo ).

Delta de ambiente é calculado a partir do total do efeito de todas as fontes de calor que afetam o jogador (incluindo o tempo, objetos quentes do mundo, como fogueiras, e objetos quentes transportadas em inventário ou equipados, como pedras térmicas e tochas iluminadas), e é também uma função da temperatura atual do jogador.

O efeito de temperatura líquida de uma fonte de calor depende da sua distância a partir do jogador e a sua temperatura própria (listada na tabela de fontes de calor abaixo), referida como a sua temperatura:

  • Se a temperatura da fonte é positiva e acima da temperatura do corpo do jogador, vai contribuir para o delta de ambiente
  • Se a temperatura da fonte é positiva, mas abaixo da temperatura corporal do jogador, ele não terá nenhum efeito.
  • Se a temperatura da fonte é negativa (por exemplo, é uma "fonte de frio", como o Amuleto de Frio), ele irá contribuir (negativamente) ao delta de ambiente.

Em outras palavras, o efeito da temperatura para cada fonte de calor é dada pela equação:

efeito líquido temperatura = max (temperatura da fonte - a temperatura do corpo, 0) + min (temperatura da fonte, 0)

O ponto de partida para o delta de ambiente é a temperatura do ar atual, tal como determinado pelo tempo.

Para cada fonte de calor, a temperatura do corpo do jogador é primeiro subtraída da temperatura da fonte de calor, e, em seguida, adicionada ao delta. Fontes de calor transportadas ou equipadas têm uma temperatura de fonte igual à sua temperatura própria. Para fontes de calor do ambiente (por exemplo, lareira), a temperatura da fonte irá diminuir à medida que a distância entre ele e o jogador aumenta.

Se o delta de ambiente é maior do que zero (ou seja, o ambiente é mais quente do que a temperatura atual do corpo do jogador), então o aumento máximo da temperatura do corpo do jogador será 5 graus por segundo, enquanto a temperatura do corpo do jogador estiver abaixo do ponto de congelamento (0 graus), e 1 por segundo quando a temperatura do corpo do jogador for mais quente do que o ponto de congelamento. Note-se que o aumento da temperatura do corpo do jogador não pode exceder o delta, e assim a taxa real pode ser menor do que 5 ou 1.

A equação final para o cálculo delta ambiente é dado aqui:

delta de ambiente = min (capacidade de aquecimento, sum (efeitos líquidos de temperatura))

onde capacidade de aquecimento é 5, se a temperatura do corpo do jogador estiver abaixo de zero e 1 se a temperatura do corpo do jogador estiver acima de zero.

O isolamento só se torna um fator se o delta de ambiente for inferior a zero (ou seja, todo o calor ambiente ainda é menor do que a temperatura do corpo do jogador), caso em que ele opera de acordo com a fórmula para o delta de ambiente superior. O isolamento fornece proteção exponencialmente cada vez menor ao frio, por isso, o primeiro item usado faz a maior diferença de longe.

Isoladores
Item Isolamento Local
Rabbit Earmuffs.png Rabbit Earmuffs 60 Cabeça
Dapper Vest.png Dapper Vest 60 Peito
Breezy Vest.png Breezy Vest 60 Peito
Cat Cap.png Reign of Giants icon.pngCat Cap 60 Cabeça
Winter Hat.png Winter Hat 120 Cabeça
Tam o&#039; Shanter.png Tam o' Shanter 120 Cabeça
Beefalo Hat.png Beefalo Hat 240 Cabeça

Puffy Vest.png Puffy Vest

240

Peito

Hibearnation Vest.png Reign of Giants icon.pngHibearnation Vest

240 Peito
Beard.png Barba (dependendo do comprimento, apenas Wilson) 0 / 15 / 45 / 135 Rosto
Silky Beard.png Reign of Giants icon.pngBarba (dependendo do comprimento, apenas Webber) 0 / 11.25 / 33.75 / 101.25 Rosto

A combinação mais quente é o Puffy Vest, Beefalo Hat e uma barba totalmente crescida (se você é Wilson). Isto irá adicionar colossais 615 pontos de isolamento. Com uma pedra térmica totalmente carregada e uma tocha equipada você pode ter uma fonte de calor móvel quase tão quente como uma Fogueira nível 1.

Para efeitos de cálculo a perda própria de temperatura de uma pedra térmica de 120 é utilizada. Este valor não é adicionado ao isolamento total do jogador, nem o isolamento do jogador afeta a pedra térmica de qualquer forma. A pedra térmica arrefece na mesma taxa do chão, mesmo no inventário.

Fontes de calor
Fonte de Calor Temperatura Duração
Isqueiro da Willow Isqueiro da Willow5Infinito
Torch.png Tocha575 seg
(afetada pela chuva)
Fogo pequeno506 seg
Fogo médio658 seg
Fogo grande8010 seg
Pequeno objeto inflamável703-30 seg
Médio objeto inflamável12010-30 seg
Grande objeto inflamável18015 seg
Incêndio na Floresta22015 seg
Campfire.pngFogueiraFire Pit.pngFogaréu nível 170variável
(afetada pela chuva)
Campfire.pngFogueiraFire Pit.pngFogaréu nível 2120variável

(afetada pela chuva)

Campfire.pngFogueiraFire Pit.pngFogaréu nível 332px Estrela180variável

(afetada pela chuva)
2 min para Estrela

Campfire.pngFogueiraFire Pit.pngFogaréu nível 4220variável

(afetada pela chuva)

32px Pedra Térmica estágio 1 -20 - 0variável
Thermal Stone.png Pedra Térmica estágio 2 0 - 25variável
Pedra Térmica estágio 3 25 - 40variável
32pxPedra Térmica estágio 4 40 - 50variável
32pxPedra Térmica estágio 5 50 - 60variável
32px (Willow apenas)204-8 sec

Para a lista completa de objetos queimáveis ver Fogo.

Trivialidades

  • Com a barba de Wilson totalmente crescida, uma pedra térmica totalmente carregada, Chapéu de Búfalo, e Colete de Inverno, levaria 16,67 minutos em tempo real para congelar.
  • Pedras térmicas só funcionam enquanto a temperatura é maior do que a temperatura do corpo do jogador; uma vez que a pedra térmica esfria além desse nível, ele não tem mais efeito sobre a temperatura do corpo do jogador.
  • Tochas só emitem calor quando equipada (como seria de esperar), embora apareçam acesas no inventário.
  • Hipotermia é a perda de calor do corpo, devido a exposição à água fria ou congelamento e pode causar a morte.
  • Frostbite ou Frostburn é uma lesão causada pelo frio que comumente ocorre em tecidos moles nas mãos, pés e nariz devido ao congelamento grave.